quinta-feira, 24 de março de 2011

A NEGAÇÃO DE SONHOS: A OVERDOSE ADOLESCENTE

Somos a única geração de toda historia brasileira que conseguiu destruir a capacidade de sonhar e questionar dos jovens. Não estamos atrás de listar culpados e coloca-los no paredão. Não, esta historia de ser contra é muito vago, assistimos a perseguições implacáveis aos roubos, de adversários de  legenda, mais quando se  assentaram no poder, praticaram mais e mais ainda, sendo que agora de maneira diferente, e o que é pior de maneira mais eficaz.
Nas gerações passadas, os jovens criticavam o mundo dos adultos, rebelavam-se contra os conceitos sociais, sonhavam com grandes conquistas. Onde estão ao sonhos dos jovens? Onde estão seus questionamentos?
Esquecemos se ser afirmativos. Não basta ser contra o roubo, o peculato ou a corrupção, é necessário sermos intransigentes, radicais, e inapeláveis a FAVOR da transparência, da prestação de conta. É  fundamental estabelecer um novo paradigma: “NÃO PRESTAR CONTA, PRIVAR  DOCUMENTOS E DADOS PUBLICOS, É  LADROAGEM”.
Nos deparamos com jovens agressivos, mas sua rebeldia não é contra a corrupção, o roubo, o peculato, nem contra as drogas sociais (álcool e fumo) que construímos, mas porque querem usufruir dos desvios e ingerir as drogas em doses cada vez maiores. Eles não se rebelam contra o veneno do consumismo, a paranoia da estética ou a loucura do prazer imediato produzidos pela elite econômica através dos meios de comunicação.
Pelo contrario, nossos jovens se deslumbram com este veneno. O futuro não interessa, pois “a vida é o agora”, já diz um comercial de TV, e se possível arredondam “Com muita intensidade”.
Não tem uma grande causa pela qual lutar. No mundo globalizado, são meros consumidores, números de identidade e de cartões de credito.
A geração de jovens que cresceu envolvida pelo consumismo,  pela paranoia da estética, ou pelo dinheiro fácil e ilícito, deixou de sonhar. Perderam rapidamente o encanto pela vida. E não é um fenômeno local, cearense ou brasileiro. As nações modernas estão pagando um preço alto por terem matado o sonho de seus filhos. Mesmo os poderosos economicamente assistem perplexos seus jovens se drogando, se suicidando ou desenvolvendo transtornos psíquicos quase irreversíveis. E não é Falta de dinheiro a causa. O neto do fundador da SANSUNG suicidou-se. E agora, José. Qual o inimigo a ser destruído? Nenhum, é preciso construirmos novos paradigmas ideológicos, que reconstituam a capacidade dos jovens sonharem e voltarem a ser o motor da história.  
http://psiudospoderosos.blogspot.com/

A NEGAÇÃO DE SONHOS: DOPPING INFANTIL

Os programas infantis que estimulam o consumismo e não promovem o desenvolvimento das funções mais importantes da inteligência, como a capacidade de pensar antes de reagir, de colocar-se no lugar do outro, de trabalhar frustações. Esta conjuntura imposta às crianças promovem um verdadeiro crime emocional.Todas as imagens desses programas são registradas nos solos conscientes e inconscientes da memoria infantil, contaminando o amor pela vida e a estruturação do “eu” como líder da psique.
Os presentes e os objetos que nossas crianças avidamente consomem produzem um prazer rápido e superficial. A emoção torna-se instável e ansiosa. Passados alguns dias, perdem o prazer pelo que possuem e procuram outros objetos para tentar satisfazer-se, gerando um mecanismo cujos princípios assemelham-se à dependência psicológica das drogas. A felicidade se torna uma miragem.
A felicidade não é obra do acaso mas uma conquista. É possível gerenciar pensamentos, administrar as emoções, contemplar o belo, trabalhar as perdas e frustações, para conquistar qualidade de vida nesta belíssima e turbulenta existência. Se os jovens não aprenderem a usar essas ferramentas, não sonharão e não conhecerão dias felizes.
Os pais e professores deveriam ser vendedores de sonhos. Deveriam plantar as mais belas sementes no interior de filhos e alunos para fazê-los intelectualmente livres e emocionalmente brilhantes. Basta seguir o exemplo do Divino Mestre Jesus.
A vida sem sonhos é como um ceu sem estrelas, como uma manhã sem orvalho, seca e árida. Vender sonhos é inspirar a emoção nas pessoas é revolucionar sua maneira de ver a vida.
Somos de um tempo que revolucionar era ser contra, contestar, indignar-se e destruir o construído. Destruímos muito e nada construímos. Optamos pelo eden marxista. Um sociedade sem exploradores e explorados. Nem de longe conseguimos êxito. Pelo contrario, assistimos a queda gradativa e brusca de quase todos regimes políticos, ditos igualitários, marxistas, socialistas ou comunistas. Destruímos também o mais grave, o éden Crístico. O reino do amor e do perdão.
O paradigma Cristico, adulterado pelo poder politico, e pelo clero religioso, foi severamente contestado pela sociedade emergente na Pós- Revolução Burguesa Politica (França) ou Industrial (Inglaterra). O fim justifica todos os meios era o paradigma básico do Iluminismo e do racionalismo, A natureza estava a disposição do homem para explora-la e ser conquistada. A logica dos vencedores. Tudo estava a disposição do homem, inclusive o próximo. O homem é o único animal que destroe o semelhante da mesma espécie, Os desastres naturais, são obras do indefinível acaso?
Tudo falácia, os paradigmas científicos que os alicerçavam, o átomo é a menor porção divisível da matéria, em 1905 foi contestada por Albert Einstein (E=mc² ou m=E/c²). A matéria é Energia condensada, e o átomo um imenso vazio. O outro paradigma cientifico iluminista, que a célula é a menor porção viva, também é passado, desde a descoberta do vírus (1939-John Louis Neumann). Logo o paradigma materialista que a alma/espirito não existe pois não é matéria nem ser vivo, foi superado há décadas. Alias, a teoria é falsa existe por falta de substancia. (sic, sic, sic...)
Não seria exagero concluir que os paradigmas iluministas, estão mais atrasados em relação a descobertas cientificas atuais, que os medievais em relação ao iluminismo.
Numa sociedade onde tudo era vendido, tudo tinha seu preço, Jesus convidou alguns jovens completamente despreparados, e paulatinamente lhes vendeu gratuitamente aquilo que não se pode comprar: os mais fascinantes sonhos que um ser humano pode sonhar.
Cristo veio nos dar exemplo de como ser feliz, sem o aparato material. O reino humano (dele) não é deste mundo. Os prazeres mundanos, assim como a matéria é ilusório e temporário. Fez e passou por tudo, mas não distribuiu bens materiais nem prazeres temporários. Tinha poder pra isso, multiplicou os pães quando necessário, e bebia vinho como alimento, jamais como fonte alucinógena de prazer.
Na sociedade pos-moderna, o revolucionário é amar ao próximo como a ti mesmo, e oferecer a outra face quando atacado. Difícil? Muito, inúmeros conceitos hão de ser redefinidos ou reformados, mas não impossível, basta seguir o exemplo do Divino Mestre Jesus o maior professor, filosofo, psicólogo e medico da humanidade,  e revolucionar-se.
http://psiudospoderosos.blogspot.com/